Pianos estilizados são distribuídos em diversos locais em BH
Belo Horizonte acordou mais musical e colorida nesta segunda-feira (23), quando diversos pianos estilizados foram distribuídos pela cidade. O feito é do projeto “Toque-me, Sou Teu”, que convida artistas visuais para transformar o instrumento em obras de arte e depois os disponibiliza em locais públicos para que possam ser tocados pela população, e que, no domingo (22), foi lançado em BH.
Quem quiser se aventurar na música pode encontrar os pianos na Rodoviária, no Mirante do Museu, na lagoa da Pampulha, na Praça da Liberdade, nas Estações de Metrô São Gabriel e Eldorado e no Hospital Luxemburgo. Os instrumentos ficarão à disposição das pessoas até o dia 12 de novembro.
Lançamento
O evento de lançamento aconteceu no Mercado Novo, onde cinco dos seis pianos que fazem parte do projeto foram apresentados ao público. Os pianos foram decorados pelos artistas Raquel Bolinho, Rogério Fernandes, Marcus Paschoalin, Davi DMS, Vinilcius e Bernardo Sek, que expressaram suas identidades e estilos nas teclas e na estrutura dos instrumentos.
Segundo o artista Marcus Paschoalin, que participou do projeto pela primeira vez, a ideia é levar a música e a arte para públicos diferentes e estimular a interação entre as pessoas. “Eu achei muito interessante a proposta de transformar um piano em uma obra de arte e depois colocá-lo em um espaço público para que as pessoas possam tocar. É uma forma de democratizar a cultura e criar uma conexão entre as pessoas”, explica ele, conforme material de divulgação da iniciativa.
Origem
O projeto “Toque-me, Sou Teu” surgiu em 2008, no Fierce Festival, em Birmingham, no Reino Unido. Desde então, o artista Luke Jerram e a sua equipe instalaram mais de 2.000 pianos de rua em 70 cidades em todo o mundo – como Nova York, Xangai e Cidade do México – que foram tocados e ouvidos por mais de 20 milhões de pessoas.
A realização do projeto em Belo Horizonte é uma iniciativa do ECA – Espaço de Cultura e Arte, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O ECA é um espaço aberto e atuante na produção cultural e no ensino da arte desde 2014. Ao final do projeto, os pianos serão doados às instituições: Associação Querubins, Casa Sr. Tito, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, ECA – Espaço de Cultura e Arte, Instituto Mano Down e Instituto Mário Penna.
Fonte: Jornal O Tempo – https://www.otempo.com.br/entretenimento/pianos-estilizados-sao-distribuidos-em-diversos-locais-em-bh-1.3259844
Foto: Fred Magno