Fale Conosco - Rodoviária BH
Endereço:
Praça Rio Branco, 100 - Centro
Belo Horizonte - MG
CEP: 30.111-050
Atendimento 24h:
(31) 2342-2600E-mail:
ouvidoria@terminaisbh.com.brDúvidas frequentes:
O passageiro deve consultar diretamente a empresa de transporte, para obter informações sobre disponibilidade, valor e horário de passagens. As empresas de transporte que atuam no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, juntamente com os contatos e rotas com as quais operam, estão disponíveis para consulta na seção: Serviços/Empresas de Transporte. Para obter mais informações, entre em contato com a viação responsável pelo trajeto desejado.
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site: www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu: Horários de ônibus. Para mais informações, entre em contato com a viação responsável pelo trajeto desejado.
Para viagens rodoviárias interestaduais, as pessoas acima de 60 anos e com renda inferior a dois salários mínimos, têm direito à reserva de duas vagas gratuitas nos veículos convencionais. Para isso, é preciso reservar o assento com até três horas de antecedência à partida. O mesmo público tem direito a descontos de 50% no valor da passagem para os demais assentos. Para tanto, é preciso contatar a empresa responsável com pelo menos seis horas de antecedência para viagens de até 500km e 12 horas de antecedência para trechos acima de 500km.
Para ter acesso ao benefício, o idoso deverá apresentar documento com foto e comprovante de renda. Para os aposentados; extratos atualizados do INSS ou Demonstrativo de Crédito de Benefício (documento emitido pela Caixa Econômica Federal) mais extrato bancário são válidos como comprovante. Os não aposentados podem apresentar Carteira de Trabalho com dados atualizados ou contracheque do último pagamento.
De acordo com a Lei do Passe Livre Intermunicipal (Lei nº 21.121/2014), as pessoas acima de 65 anos e com renda inferior a dois salários mínimos, têm direito à reserva de duas vagas por viagem intermunicipal em veículos convencionais. Para isso, é preciso reservar o assento com pelo menos 12 horas de antecedência ao horário previsto para a partida.
Depende. Crianças e adolescentes menores de 16 anos não precisam de autorização para viajar quando estiverem acompanhados de um dos pais, avós, tios ou irmão maior de 18 anos (sendo necessária a apresentação de documento de identidade com foto do menor e original ou cópia da Certidão de Nascimento, para comprovação de parentesco) ou forem para comarca vizinha ou da mesma região metropolitana (cidades limítrofes à que o menor resida). O menor de 16 anos precisa de autorização de um dos pais ou do responsável legal, registrada em cartório, quando viajar desacompanhado ou acompanhado por alguém maior de 18 anos, que não seja uma das seguintes pessoas: avós, tios e irmãos. Para identificação do menor, deverá ser apresentada Certidão de Nascimento e/ou documento oficial com fotografia (original ou cópia autenticada). Saiba mais no menu: Orientações aos passageiros e na Resolução nº 295 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 13 de setembro de 2019, disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3015.
Sim. O TERGIP está de portas abertas para todos, incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, além de idosos, obesos e gestantes. A estrutura conta com esteiras rolantes, elevadores, rampas, corrimãos, escadas, guarda-corpo e faixas sinalizadoras em degraus, além de pisos táteis e peças com sinalização em braille em plataformas e elevadores. Também há banheiros adaptados, bem como guichês com altura adequada, faixa zebrada para demarcação de tráfego e símbolo para idosos e pessoas com necessidades especiais em vagas de estacionamento.
Sim. Os objetos encontrados na Rodoviária de BH serão recebidos pelo setor de Achados e Perdidos, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h.
Objetos comuns serão armazenados pelo período de 30 dias. Alimentos, medicamentos e produtos químicos serão imediatamente descartados, de maneira adequada, seguindo as normas sanitárias vigentes. Cargas vivas serão encaminhadas às autoridades competentes.
Documentos serão armazenados por 90 dias, após este período serão encaminhados para as Agências dos Correios.
Para localizar um item perdido, é necessário procurar a Recepção do Terminal Rodoviário ou enviar um e-mail para sac@terminaisbh.com.br. Neste e-mail deve constar os dados do proprietário e a descrição detalhada do objeto.
Caso não tenha condições de comparecer pessoalmente para retirar o bem encontrado, o proprietário, através do e-mail acima, deverá indicar um representante para fazê-lo.
Transcorrido o prazo de 30 dias os objetos comuns, não procurados, serão doados para instituições sem fins lucrativos, cadastradas pela TERMINAIS BH SPE/SA.
Os estabelecimentos existentes no Terminal têm horários variados. Há serviço de alimentação durante 24 horas. A casa lotérica funciona das 9h às 19h. Os caixas eletrônicos funcionam por 24 horas. As lojas que estão na Rodoviária, bem como seus contatos e horários de funcionamento, encontram-se na aba: Serviços/Lojas. Saiba mais no menu: Serviços.
Veículos da imprensa, empresas e outras pessoas que desejem produzir fotos na Rodoviária de BH devem enviar o pedido para o e-mail: comunicacao@terminaisbh.com.br, informando o objetivo, o dia, o horário, a duração e a quantidade de pessoas envolvidas.
O passageiro deve acionar diretamente a empresa de transporte. A lista das empresas que atuam no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e seus contatos estão disponíveis na seção: Serviços/Empresas de Transporte.
Os usuários que desejem enviar e receber encomendas podem procurar as empresas responsáveis, localizadas na área de desembarque e no Pátio Leste do Terminal. O horário de funcionamento é das 8h às 20h. Saiba mais no menu: Serviços.
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site: www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu: Horários de ônibus.
Para embarque no TERGIP, o passageiro deve apresentar documento oficial com foto. É importante observar as especificidades para embarque de menores, conforme esclarecido na pergunta de nº 5.
Há benefícios disponíveis para idosos e pessoas com deficiência que atendam aos requisitos legais. Saiba mais no menu: Orientações aos passageiros.
As pessoas com deficiências física, mental, auditiva, visual ou paciente renal crônico, com renda familiar de até um salário mínimo têm direito a duas vagas por viagem interestadual em veículos convencionais. Para garantir o benefício, o usuário deve apresentar documento com foto e o Passe Livre; documento emitido pelo Ministério dos Transportes. O formulário e demais informações para o requerimento do documento podem ser acessadas através do link: www.transportes.gov.br. A reserva dos assentos deve ser feita com mínimo de três horas de antecedência. Em relação aos acompanhantes de deficiente para viagens interestaduais, se o beneficiário tiver anotado em sua carteirinha que necessita de acompanhamento, seu acompanhante deverá preencher formulário disponível no site do Ministério dos Transportes pleiteando o benefício. Saiba mais no menu: Orientações aos passageiros.
As pessoas com deficiência que possuem renda inferior a dois salários mínimos, têm direito a duas vagas por viagem intermunicipal, em veículos convencionais. Para garantir o benefício, o usuário deve apresentar documento com foto, comprovante de renda válidos (Carteira de Trabalho e Previdência Social com anotações atualizadas, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o INSS, extratos de pagamento de vencimentos ou benefícios pagos por órgãos ou entidades públicas), bem como laudo médico-pericial, emitido por profissional de saúde pertencente a entidade integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). A reserva dos assentos deve ser feita com mínimo de 12 horas de antecedência.
Saiba mais no menu: Orientações aos passageiros.
O usuário pode digitar o nome da cidade no campo disponível no topo do site www.rodoviariadebelohorizonte.com.br ou no menu: Horários de ônibus.
O Consórcio Ótimo de Bilhetagem Eletrônica tem posto de atendimento no Terminal. O espaço está localizado no mezanino – 3º andar.
Para obter informações ou solicitar a locação do Auditório do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, entre em contato com a Administração, através do número: (31) 2342 2600 ou pelo e-mail: comercial@terminaisbh.com.br. O espaço tem capacidade para 150 lugares, sonorização, projetor, climatização, banheiros e copa, podendo ser destinado a palestras, congressos e outros eventos, desde que autorizado pela Administração do TERGIP.
As lojas que estão no Terminal, bem como seus contatos e horários de funcionamento, encontram-se na aba: Serviços/Lojas.
A lista das empresas que atuam no Terminal e seus contatos estão disponíveis na seção: Serviços/Empresas de Transporte.
O TERGIP, oferece ao público o canal de: Fale Conosco, disponível no site: www.rodoviariadebelohorizonte.com.br/atendimento/contato. As manifestações também poder ser feitas pelo e-mail: ouvidoria@terminaisbh.com.br . Caso se trate de demanda de imprensa ou fotografia, a solicitação deve ser enviada para: comunicacao@terminaisbh.com.br.
As regras de peso/dimensão e quantidade de bagagens variam de acordo com as diretrizes de cada empresa operadora do serviço, devendo o passageiro consultá-la. Informações sobre as regulamentações do transporte rodoviário podem obtidas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelos telefones 0800-610300 ou 166.
O serviço de guarda-volumes é oferecido por empresas particulares que estão localizadas no piso do mezanino e na área de desembarque. O funcionamento é 24horas.
Sim. O ponto de táxi está localizado na plataforma de desembarque, funcionando 24 horas.
O passageiro que solicitar um veículo por aplicativo de mobilidade deve embarcar no Pátio Leste, localizado no 1º piso.
Não. O Serviço de Atendimento ao Migrante, prestado pela Prefeitura de Belo Horizonte funciona nas dependências do BH Resolve: Rua dos Caetés, 342, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site da Prefeitura: www.pbh.gov.br.
O serviço é exercido pela Associação dos Carregadores Autônomos de Bagagem da Rodoviária de BH.
Os estacionamentos do Terminal possuem 95 vagas cobertas e 212 descobertas. O funcionamento é 24horas.
Não. As viagens com menores de idade devem seguir as orientações dispostas na pergunta de nº 5. A Vara de Infância e da Juventude só deve ser procurada em casos excepcionais e nos locais abaixo:
Endereço: Rua Jaceguai, 208, Prado, Belo Horizonte-MG
Horário de atendimento (pandemia): 24 horas
Telefone: 3207-8100
A tarifa de embarque praticada no Terminal é de R$ 6.87 (seis reais e oitenta e sete centavos) O valor é cobrado, nos termos do Decreto Estadual 44.603, de 22/08/07, pela utilização da infraestrutura disponibilizada aos passageiros do terminal. A atualização da tarifa busca gerar receitas para cobrir as despesas necessárias às operações e às manutenções do empreendimento.
A gratuidade dos sanitários é válida especificamente nos dias da compra da passagem e do embarque para os passageiros que embarcarem no TERGIP, mediante apresentação da passagem e um documento de identidade com foto. O acesso é registrado por meio do código de barras/QR code, afixado nos bilhetes.
Os banheiros do Terminal, estão disponíveis para utilização do público, mediante pagamento de R$ 3,00 para uso comum e R$ 12,00 para banho (localizado no piso desembarque). São isentos do pagamento para o uso dos sanitários comuns, os idosos acima de 60 anos e os passageiros que apresentarem passagens válidas, com embarque no próprio Terminal, especificamente nos dias da compra do bilhete e do embarque, além de crianças menores de 12 anos acompanhadas de um adulto que se enquadre em algumas das hipóteses acima. Entre 0h e 4h, os sanitários são fechados ao público para limpeza do espaço. Neste período, o sanitário adaptado para pessoas com necessidades especiais será destinado ao público em geral, sem cobrança pela utilização (banho não disponível). Os sanitários do desembarque que oferecem banho funcionam de 06:00 a 00:00.
As regras para transporte de animais e plantas por meio rodoviário variam de acordo com as diretrizes de cada empresa operadora do serviço, devendo o passageiro consultá-la. Informações sobre as regulamentações do transporte rodoviário podem obtidas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pelos telefones 0800-610300 ou 166.